Notícias

Ministro da agricultura assina decreto que cria o Pronasolos

28/12/2017

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou nesta quinta-feira (14) decreto criando o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos). Trata-se do maior programa de investigação do solo brasileiro já feito. O trabalho envolve Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, universidades, institutos e empresas de pesquisa e agências especializadas.

“Com a assinatura do ministro, o Brasil passa a ter uma estratégia de longo prazo para levantamento do uso dos solos”, explica o coordenador do Pronasolos, pesquisador José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos. “Em 20 anos, não teremos mais erosão do solo no Brasil, evitando um prejuízo anual de cinco milhões de dólares por ano”, declara o pesquisador frisando que o programa “vai colocar o Brasil em um patamar diferenciado entre as nações, ampliando sua capacidade de conservar e usar melhor solo e água”.

Em 2020, haverá recursos no orçamento geral da união para realizar trabalhos de campo. Uma das tarefas principais até lá será o resgate e organização de todas as informações disponíveis sobre os solos brasileiros levantadas nos últimos 50 anos. “O resultado, será a capacidade do Estado brasileiro informar a qualquer cidadão e, principalmente aquele interessado em agropecuária, sobre as condições do solo em cada lugar para ampliar nossa capacidade de produzir sem agredir os recursos naturais”.

Fonte: Estadão